10 motivos para investir em uma pós-graduação? em saúde

  • Publicado em 25/07/2017
  • Notícias Curiosidades
  • 797

Estar sempre atualizado e atento às novidades da área profissional é dever de todos que desejam se destacar em suas carreiras, seja qual for o segmento. 

Na área da saúde, os cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento são ainda mais importantes, já que estar atualizado significa também estar ciente de novas técnicas e novidades que podem auxiliar o profissional de saúde a atingir o sucesso no tratamento de seus pacientes.

Atualmente, os profissionais de saúde podem encontrar inúmeros tipos de cursos com duração e segmentos diferenciados que permitem uma nova visão sobre algumas doenças, seus procedimentos e tratamentos. Por isso, a seguir vamos citar alguns bons motivos para que o profissional de saúde investir em uma pós-graduação.

- Possibilita uma promoção

Os profissionais que estão sempre atualizados têm mais chances de subir na carreira. Na saúde, destacam-se sempre aqueles que trazem novas metodologias e conseguem realizar o tratamento de seus pacientes com rapidez, cuidado e gerando bons resultados.

E é aí que entra a pós-graduação, pois ela traz mais independência e conhecimento ao profissional, o que possibilita que ele seja promovido mais rapidamente. 

- Aumenta o salário

Alguns hospitais e centros médicos incentivam seus profissionais a fazerem uma especialização. Os incentivos vão além da promoção, pois quem faz um curso pode ter seu salário aumentado ao comprovar seu nível de especialista. Além de ser um incentivo, o salário maior significa que o profissional está mais capacitado para desenvolver sua função e lidar com situações de risco em sua área de atuação. 

- Traz confiança para o profissional de saúde

Uma especialização engloba tudo o que há de mais específico de um tema da área de saúde. Por isso, ao fazer o curso, o profissional passa por diversas situações e aprende a agir em cada uma delas. Isso traz mais confiança para que ele possa realizar os procedimentos de forma adequada e rápida em situações atípicas. E agir acertadamente com rapidez é um fator determinante para quem cuida de pacientes.

- Cresce a motivação

Um novo curso sempre renova as energias e traz mais motivação para trabalhar quando se pode aplicar o que foi aprendido na prática do dia a dia. Ao acertar no tratamento do paciente e oferecer soluções rápidas aprendidas no curso, a sensação de evolução e de crescimento profissional, e até pessoal, trazem um novo clima ao ambiente de trabalho, melhorando também a autoconfiança.

- Abre muitas portas

Se o seu caso for a desmotivação para trabalhar em um determinado centro de saúde, ou o cansaço por ter as mesmas atividades profissionais todos os dias, sem novos desafios, a especialização pode ajudá-lo a procurar um novo local de trabalho. Um curso desse tipo é capaz de trazer uma boa mudança no currículo e pode aumentar muito a chance de ser chamado para uma entrevista em um lugar melhor e, quem sabe, até com um cargo mais alto.

Nessa situação, o curso de especialização é um ótimo aliado para quem deseja mudar os rumos da carreira e conseguir um emprego em um ambiente novo e até com um cargo mais alto.

- Amplia a rede de contatos

Em qualquer profissão, manter a rede de contatos atualizada e ter um bom relacionamento ajuda muito na hora de conseguir um novo emprego. Na área da saúde não é diferente, e a especialização pode ajudar muito a atualizar sua rede com novos profissionais do segmento e com seu marketing pessoal. 

Encontrar um antigo colega de profissão e trocar experiências ou conhecer novos profissionais ajuda muito na hora de conseguir aquela vaga em um hospital ou uma indicação. Lembre-se que um bom profissional é aquele que mantém sua rede de contatos sempre ativa, e busca ter um relacionamento agradável com todos os colegas.

- Renova seus conhecimentos

Um bom motivo para se matricular em um novo curso é a renovação dos conhecimentos. Muitas vezes os profissionais acabam se acomodando em técnicas e procedimentos ultrapassados que podem demorar mais e não trazer o resultado esperado. Acompanhar a tecnologia e conhecer novas técnicas e teorias pode fazer você economizar tempo e ainda adiantar o tratamento.

- Atrai a confiança do paciente

Além de trazer mais autoconfiança ao próprio profissional, o paciente também se sente melhor ao realizar seu tratamento com uma pessoa que tem bons títulos em seu currículo. Os pacientes estão sempre procurando novas técnicas e profissionais habilitados para empregá-las, por isso, ser especialista no assunto pode render alguns pacientes a mais e dar mais credibilidade ao seu trabalho, aumentando também a procura pelos seus serviços.

- Traz mais responsabilidade

Uma especialização permite que o profissional se aprofunde em determinado ramo, seja da medicina, enfermagem, seja de qualquer outro segmento da saúde, e esse conhecimento pode ser utilizado em casos mais específicos.

O profissional especializado tem mais responsabilidade e também acaba executando um papel importante em sua equipe. Ao fazer um curso desse tipo, ele poderá ser uma referência em seu local de trabalho e ter suas responsabilidades ampliadas, o que traz mais credibilidade e confiança em seu atendimento.

- Desenvolve o cérebro

Depois de muitos anos na faculdade e alguns cursos de atualização, é possível que o corpo se canse e aí ficamos muito tempo sem estudar. Porém, aprender novas técnicas e procedimentos pode ajudar no desenvolvimento do cérebro, ativando áreas da memória e da coordenação que ficam adormecidas quando não aprendemos nada diferente por muito tempo.

O aprendizado constante é uma ótima maneira de exercitar o cérebro, atitude importante para se manter sempre ativo intelectualmente e afastar doenças como depressão e até as patologias de ordem degenerativa.

Os cursos de especialização para profissional de saúde são ótimas opções para quem deseja dar um impulso em sua carreira e em sua autoconfiança como pessoa especializada em determinada área. Apostar em um novo nicho e aprofundar seus conhecimentos é sempre um investimento que trará noção das novidades do mercado, além de construir uma relação de confiança com os pacientes e de trazer muitas chances para promoções e novas ofertas de emprego.

Fonte: I.D.E (Instituto de Desenvolvimento Educacional).

Conheça as especializações da Pós Esamaz na área da saúde. Clique aqui