A carreira em gastronomia

  • Publicado em 25/05/2017
  • Notícias Curiosidades
  • 374

Ao contrário do que muitos possam pensar, o profissional formado em Gastronomia possui conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas para manusear e preparar alimentos. Durante sua formação, este profissional aprende sobre gestão, segurança alimentar, processos industriais, valor nutricional e características dos alimentos, legislação relacionada à indústria alimentícia e muito mais.

Devido à ampla formação, quem faz faculdade de Gastronomia pode atuar em diversas áreas. Conheça algumas delas e as principais atividades que este profissional desempenha em cada uma delas:

1. Chef de Cozinha – planeja e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais, bares, etc.  Coordena a equipe de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes.

2. Personal Chef – exerce as mesmas funções do chef de cozinha, só que neste caso atua em residências particulares.

3. Segurança Alimentar – atua como vigilante e realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes para garantir que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.

4. Indústria Alimentícia – desenvolve novas receitas e testa os produtos criados pela indústria.

5. Gestão – administra restaurantes comerciais, industriais e refeitórios dentro de hospitais e hotéis, entre outros. Gerencia todo o funcionamento destes estabelecimentos, contrata e treina profissionais, seleciona fornecedores, gerencia o estoque e as finanças da empresa.

 6. Consultoria – presta consultoria para empresas do ramo alimentício. O objetivo é propor mudanças nos processos para melhorar o desempenho da organização como um todo.

Os profissionais da área de Gastronomia podem ainda seguir a carreira acadêmica ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes, atuar como críticos gastronômicos, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros de culinária e muito mais.

 Mercado de trabalho para quem faz Gastronomia

O mercado de trabalho para profissionais da área de Gastronomia está aquecido e em expansão, principalmente no setor hoteleiro. A vantagem do setor de alimentação é que, mesmo em tempos de economia incerta, seu consumo por parte da população se mantém estável ou apresenta queda pouco significativa.

Em cidades turísticas e polos industriais existe grande procura por profissionais de Gastronomia. Porém, seu campo de atuação tem crescido bastante por todas as regiões do País, principalmente em negócios ligados à alta Gastronomia ou no segmento de entregas em domicílio.

Fonte: Guia de Carreira.