Alunos da Pós Esamaz participaram de oficina sobre a importância da Literatura na Educação Básica

  • Publicado em 07/03/2018
  • Notícias Pós-graduação
  • 365

No último final de semana, alunos da especialização em Alfabetização e Práticas de Letramento participaram de oficina sobre a importância da Literatura na Educação Básica para construção do sujeito. A oficina é parte integrante da disciplina Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil, ministrada pela professora Sônia Santos.

No sábado, pela parte da manhã os alunos os alunos participaram do estudo teórico a partir de vídeos e leitura de textos sugeridos pela disciplina, durante o perdido da tarde, os alunos vivenciaram algumas práticas em que a literatura aparece de forma mais lúdica e dinâmica.

Sônia Santos, professora da disciplina Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil, explicou que foi realizado vários jogos, ‘várias invencionices como diz Manoel de Barros’ para que os alunos possam vivenciar que a literatura pode entrar na escola de maneira mais prazerosa, e faça com que o aluno não há veja de uma maneira impositiva, mas sim brincante.

“A proposta é mostrar que é possível trazer a literatura para a sala com essa produção do letramento e da alfabetização, não só do aluno que está na escola mais também do formador, do educador, que está nesse processo de formação desse novo leitor e a capacidade que eles podem ter também de criar seus próprios jogos. Então, eles vão vivenciar isso trouxemos vídeos com outras propostas e no domingo foram orientados para produzir seus próprios jogos, que é uma tentativa de poder levar essa forma diferenciada para dentro da sua prática profissional”, ressaltou Sônia Santos.

 

Veja fotos:

 

Galeria de Imagens