Alunos Pós-Graduados tem mais oportunidades na carreira

  • Publicado em 26/11/2016
  • Notícias Curiosidades
  • 697

Muitos profissionais e até mesmo os recém formados querem se aprofundar ainda mais em algum assunto específico visando em muitas vezes o reposicionamento profissional. Nesse momento, surge a grande dúvida: dentre as diversas opções nas instituições de ensino superior, qual curso ou modalidade de pós-graduação é a mais indicada?

Cursos de pós-graduação podem ser cursados apenas por portadores de diploma de curso superior. Tais cursos de pós-graduação são separados, segundo o Ministério da Educação (MEC), em dois tipos distintos: stricto sensu (do latim, indicando sentido estrito) e lato sensu (também em latim, indicando sentido amplo).

Para que um aluno seja bem sucedido em um curso de Lato sensu, é necessário que seja aprovado nas avaliações das disciplinas e no trabalho de conclusão de curso, que pode ser uma monografia ou um artigo. Já os cursos de stricto sensu são mais longos e com uma profundidade maior na especialização do aluno, exigem uma tese para que sejam concluídos com sucesso, além da aprovação nas disciplinas do curso.

De forma objetiva, a pós-graduação latu sensu engloba os cursos de especialização e MBA - Master Business Administration (cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração), e a pós-graduação strictu sensu os cursos de mestrado (e também doutorado).