Apagão de Talentos. Oportunidades ou Desafios?

  • Publicado em 28/11/2017
  • Notícias Diversas
  • 307

Você certamente já ouviu falar do termo “apagão de talentos”. Mas o que isto quer dizer? Quando alguém se refere ao apagão de talentos, está comentando sobre a falta de profissionais qualificados em diversas áreas, o que gera um efeito muito negativo para a economia brasileira. A maior preocupação para os gestores é a falta de mão de obra especializada e competente, pois isto aumenta a dificuldade de preenchimento de vagas de forma satisfatória.

Um ponto negativo da grande demanda não atendida por profissionais, são as diferenças entre os salários de sênior e cargos mais baixos. Tal diferença é tão expressiva que o Brasil está posicionado entre os 20 países com esta singela diferença entre os salários de gerentes e auxiliares administrativos. De forma quantitativa, os profissionais com cargos mais altos ganham, em média, 7,3 vezes mais que os de cargos mais baixos.

De uma forma geral, o apagão de talentos gerou uma situação desconfortável para economia brasileira, pois atinge diversas empresas. Os gestores estão buscando formas de encontrar colaboradores talentosos ou estão decidindo por moldar pessoas capazes de serem profissionais diferenciados. Usa-se expressão “talentos” por que trata-se de pessoas super capacitadas, que não precisam ser treinadas para entrarem no campo de atuação, são indivíduos que se adaptam rapidamente às necessidades da empresa, e principalmente que se envolvem com as mudanças e dão sugestões de como aperfeiçoar diversos pontos das empresas que trabalham.


As empresas estão cada vez mais exigentes, buscando novas diretrizes para alcançar suas metas e atingir uma situação confortável e estável para diminuir os efeitos da crise. Por isso necessitam de profissionais capazes de aumentar os seus resultados.


Nesse contexto, a Pós Graduação da Esamaz oferece 6 áreas do conhecimento que melhor se adequa ao seu interesse, confira mais sobre nossas especializações, clique aqui.

Com informações do Guia de Carreiras