Artigo científico desenvolvido por alunas do curso Microbiologia e Imunologia da Esamaz será publicado em revista da área da saúde

  • Publicado em 17/06/2019
  • Notícias Pós-graduação
  • 2103

O artigo científico intitulado "Perfil Epidemiológico da Hanseníase no Município de Castanhal-PA no período de 2014 a 2017", desenvolvido pelas alunas Daniela Valente Cunha, Emanuela Alcântara Barboza, Hévila Alexandre Lameira, Marta Thaise Smith da Cruz, Sara Morais Rodrigues e a professora MSc. Fabiola da Silva dos Santos do Curso de especialização em Microbiologia e Imunologia da Esamaz será publicado, na Revista Eletrônica Acervo Saúde, uma das mais importantes e conceituada revista da área e que possui selo Qualis B2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O aceite da revista foi confirmado no dia 29 de maio de 2019, onde a revista enviou uma carta informando à professora Fabiolla da Silva dos Santos, orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sobre a publicação do estudo.

"O objetivo do trabalho desenvolvido foi analisar dados epidemiológicos da prevalência de hanseníase do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), no período de 2014 a 2017 no município de Castanhal-Pa. A hanseníase trata-se de uma enfermidade infectocontagiosa de evolução crônica, possui alta taxa de infecção, porém com baixa virulência. Sua principal característica é a manifestação de lesões cutâneas com diminuição de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. O agente etiológico da doença de Hansen é o Mycobacterium leprae, responsável por acometer células cutâneas e nervosas periféricas.

No estudo foi observado um número acentuado de casos de hanseníase até o ano de 2017 no município de Castanhal-PA, o que levanta a necessidade de ações intensivas de esclarecimento sobre a doença para que toda a população saiba como ocorre a transmissão, tratamento e prevenção, diminuindo assim, o preconceito e, em contrapartida, elevar a busca pelo tratamento adequado" texto informado pelos autores.

O curso de especializacão em Microbiologia e Imunologia da ESAMAZ tem o objetivo de qualificar profissionais para o mercado de trabalho, possui em seu quadro de professores mestres e doutores na área da saúde, os quais estão aptos para dar o suporte necessário para o desenvolvimento de pesquisas com qualidade, trazendo informações importantes para o meio acadêmico e para comunidade em geral.

Galeria de Imagens