Cenário atual para Auditoria em Serviços de Saúde

  • Publicado em 21/04/2017
  • Notícias Curiosidades
  • 535

A auditoria tem se tornado um dos temas mais relevantes nas instituições prestadoras dos serviços de saúde, podendo ser público ou privado, e o que torna a auditoria um assunto fundamental é a própria manutenção financeira dessas instituições. Ela consiste na conferência da conta ou procedimento, pelo auditor, que analisa o documento ou o procedimento no sentido de ajustar falhas ou perdas, objetivando a promoção dos padrões técnicos e administrativos, bem como a melhoria das condições dos serviços de saúde, e um melhor atendimento aos usuários.

O cenário atual da Saúde no Brasil, somado ao crescente avanço tecnológico, exige dos profissionais uma nova dinâmica na avaliação da prestação de serviços voltada para racionalização da assistência e redução dos custos sem comprometimento da qualidade. A Auditoria em Saúde é essencial para garantir uma qualidade da assistência com um custo justo. Por isso, é muito importante que este profissional possua competências técnicas, habilitando-o para as atividades de controle, avaliação e auditoria em sistemas de saúde, tornando-o facilitador da melhoria de processos e resultados da assistência.

As atividades de auditoria em estabelecimentos de saúde são extremamente complexas, necessitando de informações que precisam ser cuidadosamente extraídas, trabalhadas e interpretadas, pois, muitos interesses e responsabilidades estão em foco quando os serviços de saúde são auditados. Graduados da área da saúde, biologia, serviço social, administração, contabilidade e áreas afins, podem se especializar em Auditoria em Serviços de Saúde. É essencial que o profissional se qualifique e esteja consciente para atuar nos atuais modelos dessa profissão.