Curso de pós-graduação realiza I Colóquio de Alfabetização e Práticas de Letramento para apresentação de trabalhos de conclusão de curso

  • Publicado em 13/11/2018
  • Notícias Pós-graduação
  • 150

Os alunos do curso de especialização em Alfabetização e Práticas de Letramento na Educação Básica, turma ESAPL001, apresentaram nos dias 10 e 11 de novembro artigos científicos como forma de avaliação para Conclusão do Curso.

Para fazer deste momento um momento mais especial e ainda mais rico, realizou-se o 1º Colóquio de Alfabetização e Práticas de Letramento da Pós-graduação Esamaz, sob a coordenação da profª. Msc. Maria do Carmo Acácio, coordenadora do curso, e a profª. Dra. Sônia Santos, orientadora dos trabalhos de conclusão de curso / comunicações.

Na oportunidade, além das exposições dos trabalhos de conclusão de cursos / comunicações, o evento contou com palestras e temáticas voltadas à formação profissional e acadêmica da turma.

COMUNICAÇÕES:

- As contribuições da teoria socioconstrutivista para as práticas de alfabetização e letramento na educação infantil.

- Indicativos e orientações teóricas para a identificação dos níveis de alfabetização de alunos de séries iniciais.

- Alfabetização e letramento da matemática na perspectiva da inclusão.

- O processo de alfabetização e letramento da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

- Os gêneros textuais e suas contribuições para o ENEM.

PALESTRAS:

- Desafios da educação na sociedade contemporânea Prof.ª (Socorro Fernandes (Mestre em Educação/Formação de professores - UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo).

- Alfabetização e letramento e seus reflexos para a formação cidadã - Nilma do Socorro Nogueira Machado (Mestre em Linguística Aplicada – UNITAU-SP /Especialista em Formação de professores, Currículo e Avaliação, Gestão Educacional e em Educação Especial.

- Abre-te livro: contar, ler e imaginar é só começar!- Andréa Lima de Souza Cozzi (Mestre em Educação – Saberes Culturais e Educação na Amazônia – UEPA.

Segundo as coordenadoras, o evento foi pensado na perspectiva de oferecer mais uma oportunidade para o enriquecimento de currículo, além da ampliação de conhecimento.

Assim, cada aluno recebeu não somente a declaração de defesa como também certificação de comunicação em evento.

Ao final, os alunos promoveram um coffee break para confraternizarem de maneira festiva, celebrando mais esta vitória de caminharem até aqui e alcançarem o tão esperado título de especialistas.

Confira as imagens:

Galeria de Imagens