Dicas de organização e concentração para quem faz pós

  • Publicado em 08/09/2017
  • Notícias Curiosidades
  • 289

1- Organize seu tempo

É importante distribuir seu tempo entre os estudos, atividades físicas e culturais. As saúdes física e mental são extremamente importantes para que você se sinta mais disposto para lidar de maneira tranquila com as tarefas cotidianas.

 

2- Considere diferentes opções

Muitas instituições de ensino oferecem cursos de pós em horários variados, como à noite ou durante os fins de semana. Além disso, cada curso possui uma carga horária e um nível de dificuldade diferentes. Analise todos esses fatores e veja qual curso se encaixa melhor com a sua rotina.

 

3- Filtre suas atividades

Muito do que fazemos em nosso dia a dia está em nossa agenda simplesmente por rotina. Por isso, avalie quais atividades são realmente indispensáveis para você nesse momento e corte aquelas que não forem. Qualquer tempinho a mais na sua agenda vai fazer diferença!

 

4- Saiba o seu limite

Se sentir que não está dando conta de tudo ao mesmo tempo, faça um novo balanço das suas tarefas. Não tenha medo de recusar novos projetos que lhe forem ofertados - fazer tudo pelo que você tem interesse é uma tentação grande, mas é preciso saber o seu próprio limite para não deixar a desejar em suas responsabilidades.

 

5- Escolha um bom local para estudar

Além de ser importante para a concentração, ter um cantinho definido para estudar ajuda a melhorar a qualidade do seu aprendizado. Isso porque um ambiente tranquilo, confortável e organizado contribui para que os estudos fluam de maneira mais leve e, portanto, mais eficiente.

 

6- Dê um tempo do celular e de outras tecnologias em geral

Ficar de olho na internet e nas notificações do celular o tempo todo faz parte da rotina de muita gente. Mas, na hora dos estudos, esse hábito é bastante prejudicial. Coloque o aparelho no silencioso e procure mantê-lo bem longe para não correr o risco de ser distraído por ele.

 

7- Converse com seu chefe

O diálogo com o chefe é fundamental para que ele entenda a importância da pós para você e como ela pode ser útil para a empresa. Além disso, o curso pode exigir certa flexibilidade de horários em algum dia de trabalho ou até viagens para participar de congressos, o que pode ser combinado mais facilmente com o chefe quando ele está ciente do seu envolvimento com os estudos.

 

8- Planeje uma rotina de estudos

Elabore um plano de estudos que se encaixe bem com a sua rotina e com o seu perfil. Você pode fazer um plano semanal ou quinzenal, dividindo as tarefas da pós ao longo dos dias ou até mesmo concentrando-as em um só. Teste diferentes formas para saber a que funciona melhor para você.

 

9- Fuja da procrastinação

Deixar o que pode ser feito agora para depois só contribui para que as tarefas se acumulem. Para não esquecer de nenhuma delas ou ter que fazê-las apressado, faça as atividades em um ritmo constante, conforme elas forem surgindo.

 

10- Estabeleça algumas metas

Organizar as leituras e atividades que você precisa fazer de acordo com a sua rotina é fundamental para otimizar o seu tempo. A rotina de quem trabalha e faz pós não é nada fácil, mas estabelecendo pequenas metas diárias você se sentirá mais motivado conforme for progredindo!

 

Fonte: Guia do Estudante.