Dicas para quebrar o gelo na hora de fazer networking

  • Publicado em 12/09/2017
  • Notícias Diversas
  • 807

Puxar o assunto com alguém que você não conhece - seja no trabalho ou em um evento corporativo - já é por si só uma tarefa difícil. Começando pelo modo ou com o assunto errado, as chances de algum momento constrangedor acontecer aumentam muito. Veja, a seguir, algumas dicas para aproveitar o momento e as maneiras certas de investir no networking.

1- Dar um sorriso, dizer seu nome e trocar um aperto de mãos às vezes pode te levar longe. Além disso, a maneira mais fácil de conhecer alguém - seja em um evento, uma palestra ou mesmo no ambiente de trabalho - é oferecer um aperto de mãos e dizer olá, eu sou o João.

2- Em uma palestra, workshop ou congresso, ao invés de fazer as clássicas perguntas qual o seu nome? e o que você faz?, experimente perguntar para alguém o que o motivou a comparecer ao evento. A resposta para essa pergunta pode te dar a oportunidade de enxergar os objetivos de carreira dessa pessoa - o que aumenta as chances de você encontrar alguém realmente interessante para a sua rede de contatos. 

3- Se você realmente gostar de algo que alguém estiver vestindo, não hesite em fazer um elogio - mas sempre de uma forma educada e apropriada, obviamente. A pessoa irá se sentir lisonjeada e você pode engatar uma conversa divertida perguntando onde ela comprou esse item. Mas atenção, não finja e nem faça falsos elogios - muitas pessoas percebem facilmente quando o outro não está sendo sincero, e isso pode fazer com que você soe arrogante, por mais que sua intenção tenha sido boa.

4- Deixar as pessoas usarem seus conhecimentos para lhe ajudar faz com que elas se sintam mais dispostas a se conectar com você. Vale pedir a opinião de alguém sobre algum projeto do trabalho ou até mesmo sobre que carro novo comprar: o importante é ser genuíno e realmente refletir sobre o conselho que a outra pessoa der para você.

5- Conversas tendem a fluir em torno de experiências em comum, então nada mais simples do que trazer à tona o que você e os frequentadores do evento têm em comum: o que está acontecendo ao seu redor. Perguntar para alguém sobre o palestrante, os expositores ou até mesmo sobre os restaurantes mais próximos é uma boa maneira de iniciar uma conversa.

6- Apesar de cair um pouco para o lado pessoal, perguntar para uma pessoa o que ela faz para se divertir quando não está trabalhando ainda é profissionalmente aceitável. Conversar sobre hobbies traz mais leveza e humor para a conversa - além disso, você pode estabelecer uma conexão real com a outra pessoa.

7- Já que é normal se sentir um pouco perdido em eventos ou feiras que você nunca frequentou, use essa experiência de uma maneira positiva. Procure alguém que pareça estar mais habituado ao ambiente e peça dicas de como aproveitar melhor a ocasião ou pergunte que resultados essa pessoa já teve frequentando um evento como esse.

8- Certifique-se de dar uma olhada nas manchetes do dia para que, sempre que preciso, você possa manter-se no assunto do dia - especialmente se os acontecimentos afetarem o seu trabalho de alguma forma.

Fonte: Guia do Estudante.