O mercado de trabalho e a média salarial do professor de história

  • Publicado em 09/05/2017
  • Notícias Curiosidades
  • 275

O Professor de História é um profissional com diploma de nível superior em história, na modalidade licenciatura, que está apto a lecionar essa disciplina em escolas e universidades.

Além de dar aulas, o Professor de História pode atuar como pesquisador em universidades, trabalhar em órgãos de cultura e museus, prestar consultoria para reconstituições históricas de peças de teatro, filmes e obras da teledramaturgia, atuar na preservação do patrimônio histórico-cultural, preparar material didático e lecionar em cursos a distância (EAD). O mercado para professores em geral oferece boa empregabilidade em todo o País.

 Piso Salarial do Professor de História

O piso salarial para professores de história pode variar de acordo com:

Tipo de estabelecimento de ensino: escolas de ensino básico e superior, privadas e públicas, pagam pisos diferentes de acordo com convenções dos sindicatos da categoria.

Qualificação: além da graduação em História, mestrado e doutorado podem significar salários melhores, tanto na educação básica como no ensino superior.

Região do País: grandes centros urbanos e cidades com alto poder aquisitivo oferecem os melhores salários, principalmente na rede privada de ensino.

 

Média Salarial do Professor de História

De acordo com o SINE, a média salarial do professor de história está entre: R$1.200,00 – R$5.000,00. Isto pode variar de acordo com o cargo exercido e o porte da empresa (pequena, média, grande).  

 

Fonte: Guia de Carreira/ Texto adaptado.