O mercado de trabalho na Área de Enfermagem em Nefrologia

  • Publicado em 03/11/2017
  • Notícias Pós-graduação
  • 880

Especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas aos rins, a Pós-Esamaz oferece para você a oportunidade da especialização em Enfermagem em Nefrologia. O curso volta-se à formação do enfermeiro, nos âmbitos da assistência, gestão, ensino e pesquisa, que tem como missão a formação especializada em Enfermagem em Nefrologia, entre as competências da especialização o enfermeiro deverá ser preparado para desenvolver o pensamento crítico e a tomada de decisão no planejamento e prestação de assistência e promoção da saúde ao cliente com disfunção renal.

Em entrevista, o enfermeiro Marcelo Williams atualmente atua no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna lotado na unidade de terapia intensiva adulto afirma que em nosso Estado temos um perfil muito significativo de pacientes nefropatas, com isso, só engrandece cada vez mais a necessidade de enfermeiros capacitados para atuar com esse perfil. “[...] cada vez mais evoluem injúrias renais que levam o paciente com possibilidades de entrarem na terapia renal substitutiva, nesse ponto, cada vez mais o enfermeiro está se capacitando e tendo a necessidade de se aprimorar no tocante a nefrologia e urologia aqui no Estado”, disse.


De acordo com a SOBEN, Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia, quinze milhões de brasileiros tem algum tipo de comprometimento das funções renais, mas apenas 100 mil sabem. Essa e justamente a parcela da população que está em dialise e descobriu a doença tarde demais, somente quando sintomas como anemia, fraqueza, edema ou sangue na urina começaram a surgir.


Outro dado alarmante que a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia, SOBEN, mostra é em relação a parcela da sociedade que sofre com diabetes. Entre os 7 milhões a 10 milhões diabéticos brasileiros, um terço deverá apresentar perda progressiva da função renal, ou seja, há uma necessidade da inserção do enfermeiro especializado em nefrologia no mercado de trabalho.


O enfermeiro Marcelo Williams finaliza “Eu vejo a pós-graduação da Esamaz como um leque que vem somar e promover saúde nos 144 municípios do Pará”, disse.


Não perca tempo, conheça mais sobre o curso e inscreva-se: https://goo.gl/ScAf53