O mercado de trabalho na Área de saúde

  • Publicado em 13/10/2017
  • Notícias Curiosidades
  • 1066

A área da saúde vem experimentando um crescimento nos últimos anos. Uma das razões desta evolução no mercado de trabalho da saúde é o aumento da expectativa de vida da população brasileira, além de outros cenários que vem se apresentando ao brasileiro fazendo com que este tenha uma atenção maior com sua saúde.

Nação anteriormente considerada como o país do futuro, o Brasil já não pode se orgulhar deste título. Hoje existe no país mais de 15 milhões de idosos e, segundo pesquisas, a expectativa é que nos próximos 20 anos, estes números dobrem e ultrapassem a marca de 30 milhões de idosos.

A preocupação com os problemas de saúde, provocados pela obesidade, e que desperta nas pessoas o interesse em atividades esportivas também estão relacionados com este crescimento.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2016, ocorreram 349 mil óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil, um aumento de 1,39% em relação ao ano anterior.

Com isso, médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais ligados a área, tiveram seu campo de atuação ampliado e vêm sendo bastante procurados.

 

Mercado com salários atrativos

A área da Saúde geralmente possui uma boa remuneração e tem um mercado de fácil empregabilidade devido ao surgimento de novos campos de estudo, exigindo assim uma mão-de-obra qualificada e especializada, fazendo com que os profissionais busquem cada vez mais uma melhor formação.

De acordo com estudos de mercado promovidos por empresas especializadas em Recursos Humanos, um profissional com uma pós-graduação tem chances de elevar o salário em 10% a 40%.

E muitas das oportunidades para este profissional se encontram longe dos grandes Centros. É no interior que se encontra uma grande dificuldade em achar profissionais especializados, o que gera boas remunerações.

 

Áreas da Saúde em alta

Saúde do Idoso – Em um país que vem envelhecendo rápido nos últimos anos, a área voltada para Saúde do Idoso vem se tornando um excelente campo de trabalho para profissionais de Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Administração e Serviço Social.

Esporte e Nutrição – Outras áreas que vem ganhando destaque nos últimos anos são as de Esporte e Nutrição. Os brasileiros vêm se preocupando cada vez mais com a sua alimentação e buscando práticas esportivas, por isso, a procura por educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais ligadas a área aumenta exponencialmente.

Fonte: Instituto Prominas.