O profissional de Educação Física voltado à pessoas com deficiência

  • Publicado em 25/04/2017
  • Notícias Curiosidades
  • 292

A Educação Física tem muito a oferecer às pessoas portadoras de diversos tipos de deficiência, nas mais variadas formas de atividade. Seguramente, é capaz de promover maior integração social do deficiente, provocando seu interesse pelo esporte e melhorando sua qualidade de vida.

Uma série de acontecimentos vem produzindo uma mudança gradativa na maneira de encarar e tratar o portador de deficiência, para o qual a atividade física pode significar melhores condições de vida e maior inserção social. Com isso, mais profissionais de educação física tem buscado aprendizado e qualificação para exercer um trabalho com pessoas que possuem alguma deficiência.

Este profissional pode atuar em escolas, empresas, academias, atendimento particular, dentre outros lugares; e o público pode variar de crianças até idosos. A sua função é promover, auxiliar e instruir essas pessoas a praticarem atividades físicas, resultando em uma melhora de saúde. Especificamente nesta área, é importante que o profissional possua uma capacitação específica, para que possam atuar de forma eficaz e crítica diante das necessidades especiais dessas pessoas.

Para exercer a profissão, além do diploma em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).