Pós Esamaz realizou 1ª Jornada de Estudos Interdisciplinares

  • Publicado em 02/10/2017
  • Notícias Diversas
  • 410

A Pós-Graduação Esamaz realizou no último sábado, 30, a 1ª Jornada de Estudos Interdisciplinares da Esamaz, na unidade Almirante, em Belém. O evento contou com a participação da Prof. Dra. Adriane Menezes que ministrou a conferência de abertura com o tema: Inclusão Educacional na Perspectiva da Alteridade. A organização do evento foi realizada pela Coordenação Pedagógica Profª Simone Menezes e Profª Dra. Adriane Menezes.

Destacando a importância da Jornada Interdisciplinar, a coordenadora pedagógica prof.ª Simone Menezes agradeceu a presença de todos os presentes e relatou que através da construção de relações e trocando experiências que se enriquece o conhecimento. “Eu acredito que qualquer pessoa que possa falar um pouco mais sobre coisas que precisamos saber sempre é positivo”, disse.

A programação contou com as palestras: Fenômenos de Contato (sócio) Lingüístico e Ensino. Um Olhar para a Diversidade, ministrada pelo professor Dr. Rodrigo Mesquita (UFRR); Lingüística da LIBRAS, ministrada pela professora Dra. Alessandra Pedroso da Cruz (UFRR); e Formação de TILSP e as singularidades da atuação em espaços educacionais, ministrada pela professora Dra. Adriane Melo de Castro Menezes (UFRR).

Para Thais Amaral, aluna do curso de pedagogia a palestra foi ‘muito significante’ e serviu para adquirir conhecimentos a respeito do que é a inclusão. “Inclusão é algo que sempre vai ser continuo, todos que fazem parte da educação precisam sempre estar nessa perspectiva”, declarou.

Sueli do Vale, graduada em pedagogia, destaca que inclusão não é apenas colocar rampas, colocar acessibilidade, mas na verdade vai muito além desse pensamento. Para ela, a inclusão vai ser realmente vivenciada no cotidiano das escolas, onde cada aluno é um ‘caso’. “Nós professores vamos aprender com os alunos e eles também vão ensinar algo para gente”, destacou.

Veja fotos: