Pós-graduação da Esamaz tem vários módulos ministrados neste fim de semana

  • Publicado em 25/06/2018
  • Notícias Pós-graduação
  • 696

A pós-graduação da Esamaz, realizou no último fim de semana, 23 e 24, vários módulos voltados para a área da saúde, na Unidade São Pedro, em Belém.

Os alunos de especialização em Enfermagem Terapia Intensiva, participaram do segundo módulo com a disciplina Assistência de Enfermagem ao paciente crítico em alterações metabólicas e renais, ministrado pelo professor Francisco Otávio Alves Cordeiro que abordou questões sobre função renal, equilíbrio hidroeletrolítico básico e questões metabólicas do organismo. "Esse módulo também fala sobre as patologias. Como, insuficiência renal aguda e crônica. Além do equilíbrio hídrico que a gente tem no nosso organismo". Explica

Sobre a receptividade do módulo, ele afirma que a turma ainda está se ambientalizando com a questão da terapia intensiva. "Não é um módulo fácil de ser entendido, porque requer muita base de anatomia e fisiologia renal e por isso a turma está bem interessada, está participando[...]" Diz. 

A professora Sara Negreiros, da especialização em Enfermagem Obstétrica Ginecológica, ministrou o módulo Política de Atenção à Saúde da Mulher. Ela explica um pouco sobre esse módulo e sobre a receptividade e interação dos alunos. "A gente falou sobre a saúde da mulher, desde o início. Desde quando a mulher não era vista no contexto de saúde integral. Quando a mulher só era vista, quando ela engravidava e depois quando tinha o bebê. Não existia um programa estabelecido para a saúde da mulher no contexto geral. " Diz.

Ela também afirma que o módulo é mais uma recapitulação sobre coisas que a gente vivência no dia a dia em sociedade. "A expectativa e receptividade dos alunos foi a melhor possível, pois existe muita interatividade deles com tema". Explica.

O módulo de Bioética e Enfermagem aplicado a Unidade de Terapia Intensiva, foi ministrado pela professora Maria de Nazaré Lima e aborda sobre o comportamento ético e bioético do profissional que trabalha em UTI's. De acordo com a professora é extremamente importante a aplicação dos princípios éticos e bioéticos, no cuidado com a família do paciente que está na UTI. Ela também fala sobre a expectativa para esse módulo. "A gente usa uma metodologia muito interativa, dinâmica, com a participação dos alunos e com a troca de experiências de casos que eles já vivenciaram[...]" Diz.

Devido a essa interação, os alunos ilustram as aulas, com troca de experiências e vivências dentro da UTI. Tanto quanto paciente, como familiar de alguém que já esteve internado ou até mesmo como profissional da área.

O professor Rodolfo Valentim, da turma de especialização em Saúde Mental, ministrou o módulo de Saúde Mental e Trabalho ll. "O trabalho adoece as pessoas, ele estranha as pessoas. Ele faz com que as pessoas adoeçam." Diz.

Segundo ele, a receptividade está sendo muito boa e intensa, devido os alunos trazerem exemplos de trabalho e de vida.

A turma de Nutrição Esportiva e Estética, teve a disciplina Sistema Imunológico e Modulação imune no Esporte, com a professora Cláudia Baltazar. O módulo abordou questões do sistema imunológico em relação ao exercício físico.

Por fim, na especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência, o professor Maicon Nogueira, ministrou o módulo com a disciplina Cuidados Intensivos em Urgência e Emergência. De acordo com ele, esse módulo é teórico, agrega muito a hemodinâmica, a eletrocardiografia básica, dentro do contexto da urgência e emergência. "Nesse primeiro momento, a gente faz uma abordagem geral da urgência e emergência no contexto de cuidados intensivos e nos demais segmentos a gente faz a parte prática." Diz.

Confira as fotos:

Galeria de Imagens