Quais as vantagens de uma pós-graduação?

  • Publicado em 01/08/2017
  • Notícias Pós-graduação
  • 423

As exigências do mercado de trabalho, que demanda profissionais com alta qualificação, têm levado a um aumento espetacular no número de programas e cursos de pós-graduação no Brasil. Os cursos lato sensu – especializações e MBA – somam mais de 10 mil, nas mais diversas áreas. A perspectiva para os próximos anos é continuar nesse ritmo. A meta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) é duplicar as vagas e a titulação de pós-graduados até 2020.

 

Salto na carreira

É sabido: para avançar na carreira, é fundamental se manter atualizado. É claro que simpósios e congressos são ferramentas importantes para isso. Mas uma pós enriquece o currículo com uma experiência de peso. “O mundo está mudando numa velocidade alucinante, e as competências são cada vez mais específicas e complexas, em todas as áreas”, diz Luís Testa, diretor de Marketing da Catho, empresa de recrutamento.

A pós também pode ser decisiva na hora de montar ou alavancar o próprio negócio. Para aqueles que atuam no meio corporativo, uma pós no currículo é forma de manter um alto nível de empregabilidade. No entanto, a pós, por si só, não garante a ascensão profissional. O gerente da Divisão de Finanças e Contabilidade da consultoria Robert Half, Danylo Hayakawa, alerta: “as empresas levam em conta outras qualificações, como o relacionamento interpessoal, a capacidade de liderança, a experiência no mercado, a vivência no exterior e o domínio de outras línguas”.

 

Ampliar conhecimentos

Geralmente, o alerta para a necessidade de uma pós soa em meio à rotina de trabalho. Um dia, o profissional depara com novos desafios e sente que é hora de voltar aos estudos, adquirir competências novas ou se atualizar. Para recorrer a uma pós, é preciso ter metas muito claras. “Qualquer curso de pós deve estar atrelado aos objetivos profissionais e ser aplicável na carreira”, enfatiza Hayakawa. 

 

Novos horizontes

Cursar uma pós também é um modo de corrigir a rota profissional. Para quem está prestes a assumir uma nova função em uma empresa, os cursos de especialização são ideais. Essa modalidade de estudo oferece, em pouco tempo, um apanhado geral de uma área do conhecimento, capacitando o profissional a dominar determinado assunto com segurança.

 

Rede de contatos

Uma das consequências de fazer uma pós é conviver com pessoas de mesmos interesses e campo de atuação e, assim, ampliar a rede de contatos profissionais – ou seja, o networking. Ao mesmo tempo em que se engorda a agenda de telefones, essa exposição e esses encontros constituem um modo de se fazer conhecido no mercado. 

Fonte: Guia do Estudante.