Saiba quais passos seguir para começar uma pós-graduação

  • Publicado em 05/10/2017
  • Notícias Curiosidades
  • 285

Uma pós-graduação pode expandir horizontes pessoais e profissionais, além de ajudar bastante na hora de uma contratação ou promoção. No entanto, a grande variedade de cursos ofertados hoje pode deixar o caminho a ser seguido um pouco confuso. Veja a seguir algumas dicas que podem facilitá-lo.

Em primeiro lugar, é preciso conhecer as diferenças entre as categorias lato sensu e stricto sensu. A primeira engloba as especializações e os Master in Business Administration (MBA) e proporciona o estudo em uma determinada área específica. É o caso de um aluno formado em Direito que busca mais conhecimentos em Direito Tributário, por exemplo. Já o stricto sensu engloba mestrado e doutorado e, portanto, tem um direcionamento mais acadêmico e científico, além de exigir um nível de aprofundamento de estudo maior.

Tendo em mente essas diferenças, busque entender melhor o que você espera de uma pós-graduação. Qual é a sua área de interesse? Quais resultados você quer atingir?

Pesquise quais são as universidades que atendem a sua área de interesse, e dentre elas veja quais são as melhores. Se alguma delas ficar fora da sua cidade ou estado, pondere se vale a pena sair de casa para cursar a pós. Conheça bem o programa de pós-graduação de cada universidade. Existem diferentes programas, cada um com seus objetivos.

As instituições de ensino possuem autonomia para determinar os critérios de seleção para ingresso no curso. Veja se você preenche os requisitos necessários, como condição financeira e horário disponível. Existem cursos de dedicação integral, mas há também os que permitem trabalhar ao mesmo tempo.

Em alguns casos, mesmo não havendo bolsas de estudo, são aplicadas provas ou pode ser feita uma análise de currículo como forma de seleção dos alunos. Esteja preparado para eventuais processos como esses.

Continue se dedicando aos estudos para fazer valer a sua pós. Aperfeiçoar o seu inglês, por exemplo, é algo que pode ajudá-lo a aproveitar ainda mais o conteúdo do curso.

Fonte: Guia do Estudante.